O compromisso leva em conta os objetivos do Acordo de Paris e as organizações signatárias se comprometem a anualmente contabilizar, reportar, definir metas públicas e promover ações concretas, com planos de redução de emissões de gases de efeito estufa.
A mitigação das emissões é um dos objetivos da Tereos dentro de sua estratégia ESG. Entre as ações em andamento estão a substituição de fertilizantes nitrogenados, que emitem GEEs, por orgânicos e a redução ou substituição do uso de combustíveis fósseis. A empresa, inclusive, assumiu em seu relatório de sustentabilidade, lançado em dezembro passado, a meta de atingir, até a safra 29/30, 100% da frota canavieira abastecida com biometano, em substituição ao diesel.
Recentemente, a Tereos apoiou iniciativa da Prefeitura de Olímpia, no interior de São Paulo, na elaboração do inventário de carbono da cidade. A iniciativa vai possibilitar ao município, um dos pioneiros nessa frente, traçar estratégias para redução de emissões de gases de efeito estufa e planejamento ambiental.
A companhia também tem uma estratégia de financiamentos verdes que reforça como seu crescimento está atrelado a metas sustentáveis. Em junho de 2020, a Tereos realizou a emissão do primeiro financiamento sustentável do setor sucroenergético brasileiro, no valor de US$ 105 milhões, atrelado a quatro metas sustentáveis, entre elas a de reduzir as emissões de gases de efeito estufa por tonelada de cana processada.
“Esse compromisso vai ao encontro da atuação da Tereos e queremos apoiar todos os participantes da nossa cadeia de valor que se comprometem com um futuro mais sustentável. Seguimos focados na busca por soluções que fortaleçam nossos negócios de forma alinhada aos princípios ESG, que são fundamentais para nossa atuação”, comenta Renato Zanetti, Superintendente de Sustentabilidade e Excelência Operacional da Tereos.
Sobre a Tereos
Com visão de longo prazo no processamento de matérias-primas agrícolas e desenvolvimento de produtos alimentícios de qualidade, a Tereos é uma das líderes nos mercados de açúcar, álcool/etanol e amidos. Os compromissos do Grupo com a sociedade e com o meio ambiente têm contribuído com a performance da companhia no longo prazo, enquanto reforça nossa atuação responsável. O Grupo cooperativo Tereos reúne 12.000 agricultores e possui expertise reconhecida no processamento de beterraba, cana-de-açúcar, cereais e batata. Com 44 unidades industriais, operações em 13 países e o compromisso de 22.000 colaboradores, a Tereos atende seus clientes em seus mercados locais, com uma oferta ampla de produtos. Em 2020/21, o Grupo obteve um faturamento de € 4,3 bilhões.
Tereos no Brasil
A Tereos no Brasil é composta pela Tereos Açúcar & Energia Brasil, Tereos Amido & Adoçantes Brasil e Tereos Commodities Brasil. No noroeste do Estado de São Paulo, a Tereos Açúcar & Energia Brasil concentra suas sete unidades de processamento e duas refinarias. A Tereos Amido & Adoçantes Brasil, com operação em Palmital (SP), diversifica o portfólio da Tereos Brasil com a fabricação de produtos derivados de milho e mandioca. A Tereos Commodities opera como trading e possui escritórios em diversos países.